Julho de 2025 começou como um típico mês de inverno. Mas quem esperava casacos pesados e noites geladas acabou enfrentando dias com sensação de verão fora de época. Em várias regiões do Brasil, os termômetros ultrapassaram os 30 °C, um absurdo para esta época do ano.

O que está por trás desse fenômeno? O planeta está esquentando, e agora não são só previsões para o futuro. Já estamos vivendo os efeitos. O calor extremo no inverno brasileiro é mais um sinal de que o clima do mundo inteiro está mudando e rápido.

Além do aquecimento global, fatores astronômicos também influenciam o clima, como o aumento da atividade solar em 2025. Nosso Sol está mais inquieto do que em décadas anteriores, liberando explosões que, alguns cientistas acreditam que podem interferir no clima.

O resultado é um planeta em desequilíbrio. O que antes era previsível, estações bem definidas, chuvas em certas épocas, frio em outras, está se tornando cada vez mais instável. E essa instabilidade começa a afetar colheitas, animais, ciclos biológicos e até nosso próprio corpo.

Estamos entrando em uma nova era climática. Entender o céu, o Sol e os sinais da Terra nunca foi tão urgente e tão importante.

Para saber mais sobre esse e sobre diversos outros assunto, acompanhe o canal oficial do Urânia Planetário no Youtube, com o astrônomo e professor Marcos Calil:  Urânia Planetário – YouTube com lives todas as terças-feiras, e acompanhe também no Instagram, para diversas informações e novidades: Urânia Planetário Móvel (@uraniaplanetario). Bons céus!